PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

INDECISÃO EM RELAÇÃO AO CASAMENTO

Namoro há 3 anos e amo muito o meu namorado. Há 1 ano ele terminou comigo e depois de quatro meses pediu-me para voltar. Quando terminou alegou que estava confuso e posteriormente disse-me que queria aproveitar a vida. Coloquei como condição para que voltássemos que ele tivesse a vontade e quisesse casar comigo. Afinal, há dois anos eu desejava isso e ele estava cansado de saber o que eu queria; mas também nunca se manifestou a favor disso. Deixei bem claro que, apesar de o amar, só voltaria se ele quisesse casar comigo, pois só o amor para mim não seria suficiente. Quando terminámos, eu entrei num processo complicadíssimo de depressão e até hoje tomo remédios por causa isso, e já que eu estava a sofrer, que eu continuasse (caso ele não quisesse), mas se fosse para realizar o meu sonho, aí sim, eu aceitaria voltar para ele. Diante disto tudo, ele aceitou voltar para mim nestas condições. Há dois meses conversei com ele e sugeri que começássemos a comprar as coisas para o casamento, ele concordou, mas começou a enrolar-me durante um mês e nada foi comprado. Eu estava muito feliz e realizada. Há alguns dias tivemos mais uma discussão séria e quando nos "sentámos" para conversar ele disse-me que não quer casar e que para continuarmos juntos eu teria que aceitar esta situação. Ele disse que primeiro pretende formar-se (daqui a 3 anos), disse que tem que ajudar em casa. Que se for viajar e/ou comprar um carro quer dividir estes momentos comigo. Que eu estivesse ao lado dele. Afirmou que se sente sufocado com as minhas cobranças e que sente arrepios quando falo de casamento. Ainda afirmou que quando aceitou a condição colocada por mim, ele pensou que poderia mudar e conseguir ter a vontade de casar comigo, mas que tentou e não conseguiu. Sei que ele me ama muito e me quer ao lado dele, mas como fica o que ele me prometeu? Amo-o demais e tenho medo de nos separarmos e eu entrar novamente em depressão. Também não sei se vale a pena esperá-lo - ou se seria justo eu abrir mão do meu sonho - até que ele sinta vontade de casar comigo. Já estou a ficar velha (26 anos) e não gostaria de casar e ter filhos com 30 anos ou mais. E o meu sonho de tê-lo como meu marido e pai dos meus filhos? Tenho medo de ficar sozinha ou de esperar e daqui a alguns anos ele continuar a não querer casar comigo ou dizer que precisa de fazer primeiro uma pós-graduação ou arranjar um emprego melhor. Estou extremamente triste e desesperada porque não sei o que fazer.

A.


O casamento é um passo importante no ciclo de vida de um casal e que, apesar de estar relativamente banalizado, só deve ocorrer se resultar da vontade de ambos.


Refere-se várias vezes ao facto de não estar disposta a abdicar do seu sonho. Ora, importa que reflicta sobre a possibilidade de estar a olhar para o casamento como um projecto individual, sob pena de o seu namorado se sentir apenas mais uma peça desse puzzle. Se assim for, é natural que ele se sinta sufocado. Esta situação acaba por ser muito frequente em relações em que não há uma distribuição equitativa do poder, isto é, quando as decisões são maioritariamente tomadas por um dos membros do casal.


É fundamental olhar para a relação de modo mais profundo e abrangente. Procure ouvir as necessidades do seu namorado e dar atenção à expressão de sentimentos.


Se se amam e se pretendem construir um projecto a dois, é importante que aprendam a discutir, a gerir divergências e a dividir o poder de decisão. Essa aprendizagem ajudá-los-á a ultrapassar o impasse que agora vivem.