PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

O DESESPERO DO FIM DE UMA RELAÇÃO

Tive um namorado durante 6 meses, mas ele nunca gostou de mim a sério. Ele dizia-me sempre que gostava de estar comigo, que gostava da minha companhia, mas que não se apaixonaria por mim. Apesar do que ele dizia, não consegui desligar-me dele, hoje estamos separados e não o consigo esquecer. Assim que ele me pede para ir ter com ele, vou logo porque não consigo ficar sem o ver mais de 4 ou 5 dias, ou não falar com ele mais de 1 ou 2 dias. Quando ele não me liga fico desesperada, e é como se parasse de viver. Aliás, desde que o conheço, só penso nele, só vivo por ele, sem ele sinto-me triste, vazia, e sem vida. Tive várias depressões por causa disso, e estou desesperada, porque descobri recentemente que ele agora está a fazer de tudo para que a ex-namorada dele(com quem ele tem uma filha de 7 anos) volte para ele. Desde então estou mesmo pior, já pensei em coisas graves, como tomar compridos, e etc. Eu gosto tanto dele mesmo sabendo que ele nunca vai gostar de mim e não consigo de maneira nenhuma desligar-me dele. Que poderei fazer? Não posso continuar mais assim, perdi muita confiança em mim, muitos amigos meus afastaram-se de mim porque já não sou a mesma, e por estar nesta situação, não consigo ter uma vida normal.


A.

O amor preenche e ilumina a nossa vida. À medida que a relação vai amadurecendo e que os laços se consolidam, a pessoa que amamos e a própria relação passam a fazer parte da nossa identidade - ao ponto de não equacionarmos a nossa vida sem aquela pessoa. Daí que uma ruptura conjugal possa ser absolutamente devastadora. Mas, mesmo nestes casos, é possível ultrapassar a dor e reconstruir a vida.

De acordo com a sua descrição fico com a ideia de que esta relação não amadureceu, nem tão pouco a fez crescer. Em vez de daí resultar bem-estar e elevação da auto-estima, sente-se hoje mais fragilizada e vulnerável do que antes. Considero, por isso, que seria importante olhar para as suas emoções em termos individuais, antes de analisar esta ou qualquer outra relação conjugal. O facto de se sentir dependente de alguém que não a valoriza pode ser um indício de que não estará a olhar para as prioridades certas.

Para que possa amar e ser amada é fundamental que se sinta bem consigo mesma, que se sinta segura e apta a identificar e expor as suas necessidades. Caso contrário, arrisca-se a viver em função de quem não a merece.

Procure a ajuda de um psicólogo e evite o isolamento. Os amigos podem afastar-se em determinados momentos, mas os mais próximos acabam por estar lá quando precisamos - fale com eles. Procure voltar a fazer as coisas de que gosta, mesmo que isso envolva inicialmente algum sacrifício. Invista em si e, mais cedo ou mais tarde, voltará a amar.