PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

OS PERIGOS DA AMIZADE COLORIDA

Antes de mais nada, gostaria de lhe dar os parabéns pelo artigo que escreveu sobre "Amizade Colorida", com o qual me identifiquei. Estou a passar por algo semelhante com um homem 17 anos mais velho que eu - tenho 23 e ele 40. O que me deixa mais assustada é o facto de depois olharmos um para a cara do outro e agirmos como se nada estivesse a acontecer - não temos relações, apenas uns beijinhos... estou confusa em relação aos meus sentimentos e, por ser mais nova, tenho medo que ele me ache "criança". É importante deixar claro que ele é solteiro e não quer assumir nenhum compromisso sério com ninguém, mas ultimamente tem mudado de ideias, mas estou com medo que não seja eu a felizarda!!!
E.

Tanto quanto me parece, o homem com quem se tem relacionado tem manifestado os seus objectivos, ainda que possa não ter sido absolutamente claro. Estará, eventualmente, a tratar das suas próprias necessidades. Ora, quem cuidará das suas, se estas não estiverem claras?

A amizade colorida envolve riscos quando pelo menos uma das partes envolvidas tem dificuldade em ser assertiva, ou seja, em expor com clareza, honestidade e respeito os seus pensamentos e sentimentos. Nalguns casos, essa dificuldade resulta do medo de perder a outra pessoa. A médio prazo esta escolha pode envolver frustrações e até diminuição da auto-estima. É importante que se valorize e que dê voz aos seus sentimentos. Quanto mais honesta for com esta pessoa, mais oportunidades estará a dar-lhe para ser honesto consigo também. Mesmo que cheguem à conclusão que a relação não é viável, o sofrimento será menor.

Lembre-se de que os outros só a reconhecerão como uma pessoa interessante se começar por gostar de si mesma e apostar na valorização pessoal.