PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TRATAMENTO DA ANSIEDADE E PÂNICO

Tenho 22 anos e tenho problemas de ansiedade e ataques de pânico. Ando desesperado porque não vejo melhoras em mim. Estou a fazer psicoterapia porque sou contra os medicamentos. Fui a um neurologista e ele receitou-me uma data deles, dos quais nem um tomei. Da 1.ª e da 2.ª vez que tive um ataque de pânico estava a andar de carro e estava sozinho e a partir dai é-me difícil fazer uma viagem grande, dependendo agora da minha família, o que me revolta imenso porque sempre fui independente. Tenho o meu trabalho, sou proprietário de um bar, que sempre foi um sonho tornado realidade para mim e há uns tempos o bar não me dizia nada. Agora já ando de novo a dar valor, mas parece que não me conheço - sou invadido por sensações estranhas, tenho saudades do meu antigo eu.


E.

A ansiedade e os ataques de pânico são frequentes, sim, mas também são tratáveis. A abordagem multidisciplinar - que combina Psicoterapia com medicação - costuma ser a mais eficaz e aquela que produz resultados mais rapidamente.

O facto de ter iniciado um processo psicoterapêutico é muito positivo, já que significa que deu os primeiros passos para lidar com o problema. É fundamental que estabeleça uma boa aliança terapêutica com o psicólogo que o acompanha e que possa ir colocando questões acerca do plano terapêutico. As mudanças não serão imediatas e é preciso que o seu investimento seja contínuo. Gradualmente aquilo que se espera é que possa implementar alterações que lhe permitam sentir-se progressivamente melhor.