PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

SUPERAR A INFIDELIDADE

Namoro há 10 anos, este foi o meu primeiro namorado sério e estamos juntos desde então. Temos uma vida inteira com muita coisa vivida. Porém, há dois anos atrás decidi morar um ano fora para estudar e trabalhar. No entanto, ele não quis dar um tempo na relação e ficámos juntos durante esse ano de distância. Depois de eu ter voltado, estávamos muito bem, sentia que éramos o casal perfeito. Tínhamos planos para casar, comprámos um apartamento, tudo levava a crer que éramos o casal mais feliz do mundo. Mas agora descobri que ele tem um relacionamento com uma mulher desde que eu estive fora. Estou totalmente sem chão porque nunca imaginei que ele pudesse fazer-me isto. Sempre conversámos sobre o assunto, e se houvesse interesse por outra pessoa, terminaríamos primeiro. Isso não aconteceu! Ele diz que me ama, que sou a mulher da vida dele e que sou eu que ele escolheu para viver para sempre. Estou a sofrer muito, não consigo esquecer, mas também não consigo separar-me dele e viver sem ele e também não consigo ser feliz com esta situação. A confiança acabou e o medo de sofrer mais consome-me. Quero dar uma segunda oportunidade, mas não consigo esquecer. Estou sem chão e sem saber o que fazer!


T.

O facto de o seu namorado ter iniciado outra relação enquanto estava fora não significa que lhe tivesse mentido quando quis manter a relação, apesar da distância. Não terá, contudo, conseguido gerir a situação da melhor forma, acabando por ter um comportamento que não o dignifica e cujas consequências para a relação podem ser devastadoras.

Importa agora olhar para aquilo que construíram até aqui e para os sentimentos que ainda os unem. Ultrapassar a traição não será fácil, é certo. Assim como não é de esperar que consigam restaurar a confiança que existia em três tempos. Mas tudo isso é possível, desde que ambos se sintam motivados e preparados para fazer cedências.

É importante conversar sobre o que aconteceu - evitar o tema sob o pretexto de que o querem ultrapassar pode trazer consequências catastróficas. Cada um deve expor os seus sentimentos, por mais difícil que isso seja. Essa partilha é essencial para seguir em frente.

Depois é importante assumir compromissos a dois e analisar a necessidade de implementar mudanças. Este processo é gradual mas frutífero.

Caso não se sintam aptos a resolver as coisas sozinhos deverão equacionar a hipótese de pedir ajuda a um terapeuta conjugal.