PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

NAMORADO POSSESSIVO

Eu e o meu namorado namoramos há cerca de 9 meses. Acontece que ele é algo ciumento e possessivo e por causa disso tive de abdicar de estar e sair com os meus amigos, acabando por me afastar. Em Outubro ingressei no ensino superior, e agora aproxima-se a época da queima das fitas... E como a maioria das jovens da minha idade, gostaria de sair com as colegas de curso. O problema é que o meu namorado não aceita esse tipo de convívios e faz chantagem emocional... Ao longo deste tempo nunca fui a jantares de curso, nem nunca saí com amigos e colegas e sinto-me bastante só e reprimida. Não sei o que fazer, sinto-me deprimida, sem vontade para nada, aliás, esta situação está a reflectir-se no meu físico, pois estou cada vez mais gorda... Não sei o que fazer, não quero perder o meu namorado mas esta situação está a ser muito difícil de superar.
S.

Não há nenhum motivo para que o namoro acabe a partir do momento em que assumir as suas necessidades. Pelo contrário, se continuar a anular-se, o sentimento de repressão tenderá a generalizar-se e, aí sim, tenderá a sentir-se progressivamente mais distante do seu namorado. É natural que empatize com as fragilidades do seu namorado, e que procure ser solídária com ele, mas isso não pode implicar o seu afastamento em relação aos amigos e às pessoas de quem gosta, sob pena de, mais cedo ou mais tarde, estar infeliz e isolada.

Evite acusações ou juízos de valor, mas exponha aquilo que sente, a angústia provocada pelo isolamento a que se tem submetido e seja forte na altura em que surgirem episódios de chantagem emocional. Só assim poderá ajudar o seu namorado a amadurecer e a aceitá-la como é.