PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

CRÍTICAS CONSTANTES AO CÔNJUGE

O meu namoro é um sério problema... Sempre que nos vemos, discutimos. E sou sempre eu que digo alguma coisa para que essa discussão comece. Nós conversámos há alguns dias atrás e ele disse-me que os homens não gostam de críticas constantes. E eu cobro sempre por algo que ele deixou de fazer. Por exemplo, ele disse que me ia ligar e não devolveu a ligação, disse que ia chegar a uma determinada hora e chegou a outra, combinámos almoçar juntos e ele foi jogar à bola de manhã e chegou às 13h... Tudo isto é motivo para que eu discuta com ele. Ele disse-me que eu dou muito valor a coisas mesquinhas. Tento mudar, mas, quando dou por mim, entretanto já falei e já discuti. Isso está a desgastar a minha relação. O que faço? Ele também podia ajudar e não fazer algumas coisas que me irritam. Ao conversar com uma amiga, ela disse-me que os homens não dão importância a estas coisas e que eu não devia implicar tanto com dele, mas sou muito ansiosa e impulsiva. O que faço?
C.

Como em quase todas as situações que envolvem discussões conjugais, é provável que ambos tenham que fazer cedências. Se considera que estará a ser demasiado impulsiva, é importante que controle a sua ansiedade. Centrar-se naquilo que é verdadeiramente importante para si ajudá-la-á a hierarquizar as suas prioridades e a dar a conhecer ao seu namorado as suas reais necessidades. Dizer-lhe "Eu gostaria que..." é muito diferente de fazer cobranças sistemáticas. A crítica constante é um empecilho para qualquer relação amorosa pois faz com que a outra pessoa se sinta atacada e, por isso, pouco motivada para implementar mudanças. É importante que o seu namorado se sinta aceite como é, em vez de tentar mudar a sua personalidade. Isso não significa que deva anular-se! Mas só deve zangar-se pelo que for, efectivamente, importante. Além disso, deve valorizar todos os esforços que o seu namorado faça para ir ao encontro das suas necessidades. Se sabe que ele é despistado com as horas, elogie-o de cada vez que ele conseguir ser pontual, porque isso será certamente encorajador.