PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

PROBLEMAS NA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA

Escrevo-lhe porque estou preocupada com o meu filho: tem 2 anos e meio e praticamente não come comida que os "adultos" comem (arroz,batata,sopa...). A única coisa de que parece gostar é de carne e peixe. A hora de comer transformou-se numa batalha e eu fico desesperada; faz birras terríveis para comer a dita comida, no entanto, bebe muito leite, come papas, iogurtes, quiejo, gelados, chocolate, bolachas; fruta come muito pouca. Não tem nenhum problema de saúde, é uma criança feliz e nunca está quieto. Há razão para me preocupar? Gostaria muito que me desse um conselho, pois já lhe pedi um e ajudou-me a solucionar o problema.
A.
Como sabe, sou apenas psicóloga, pelo que posso não estar habilitada para responder às suas dúvidas. Já falou com o pediatra do seu filho? Pela sua descrição, deduzo que não haja nenhum problema fisiológico com a criança, pelo que me parece que o seu filho está só a mostrar a sua própria personalidade. Tal como os adultos, as crianças sabem bem aquilo de que gostam e aquilo de que não gostam e usam frequentemente as birras para impor a sua vontade. Compete-nos a nós, adultos, gerir essas birras permitindo que as crianças possam fazer uma alimentação saudável e variada.

Não vale a pena obrigar a criança a comer se ela não tem fome, mas não se deve substituir os alimentos necessários à manutenção da sua saúde por doces e papas apenas. Procure gerir a situação através da "negociação". Premeie os bons hábitos com recompensas, já que este sistema é mais eficaz do que o dos castigos.