PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

IRRITABILIDADE

Acho que sofro de depressão atípica. Namoro há um ano e dois meses e há uns três meses que tenho ciúmes horríveis do meu namorado. É uma coisa que nem eu entendo. Além disso, também durmo muito e tenho muito apetite - parece que quando me alimento eu fico bem. As discussões com o meu namorado são muitas, sempre provocadas por mim, e muitas vezes são brigas por ciúmes e que não têm motivos. Estou uma pessoa muito agressiva, principalmente com ele - chego a agredi-lo. Ele é uma pessoa maravilhosa e eu tenho muito medo de o perder. Às vezes não sei porque tomo certas atitudes com ele. Acha que o meu caso é muito grave? Tenho que procurar um tratamento?
A.
Mais do que encontrar um tratamento, é importante que reflicta sobre os acontecimentos recentes e que dê voz aos seus sentimentos. Não se preocupe em encontrar um rótulo para os seus problemas. Procure identificar o que é que pode estar na origem da sua mudança de humor. Por que é que tem andado mais agressiva? Que acontecimentos poderão estar na origem do aumento da irritabilidade? Talvez existam situações pendentes que a impedem de ser feliz.
Se ama o seu namorado e, como refere, não o quer perder, está na hora de procurar controlar os seus ciúmes. Se não existem provas de que ele seja incorrecto consigo procure tratá-lo com respeito, sob pena de os problemas se agravarem e escaparem ao seu controlo. Se necessário, procure a ajuda de um psicólogo para que este a oriente neste processo.