PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

GRAVIDEZ NÃO PLANEADA

Tenho 25 anos, namoro há 4 meses e estou grávida de 2. Nós tínhamos uma relação óptima e dávamo-nos super bem - ele sempre foi presente e muito carinhoso, mas, desde que descobrimos a gravidez, eu percebi que as coisas mudaram. Ele parece não estar tão feliz com a novidade de ser pai. Já conversámos sobre o assunto e ele diz que quer ficar comigo, mas nas atitudes dele eu vejo que mudou alguma coisa. Não sei é por a responsabilidade ter aumentado, ou pela pressão da situação em si... Gosto muito dele, tenho sofrido com esta situação e preciso muito de uma orientação.
D.
De um modo geral, as coisas correm melhor quando temos oportunidade de as planear e de nos prepararmos para elas. Contudo, nem tudo na vida é programável e é necessário que nos adaptemos às surpresas da vida. Dado o facto de esta relação ainda ser muito recente, é provável que o seu namorado ainda se sinta atordoado com as mudanças. Uma gravidez implica grandes alterações, pelo que é legítimo que ele se sinta inseguro. Ambos estarão confusos e receosos em relação ao futuro. É importante criar espaço para que cada um se sinta à vontade para partilhar esses medos e inseguranças, sem que se sintam recriminados. Se forem capazes de comunicar eficazmente, partilhando emoções e pensamentos, sentir-se-ão progressivamente mais seguros e aptos a lidar com as alterações que se avizinham.

Muitas famílias começaram a sua história em circunstâncias semelhantes e foram capazes de alcançar a estabilidade.