PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

CIÚME NO TRABALHO

Namoro há 1 ano e 4 meses, confio no meu namorado e já temos pretensão de casar. Ajudamo-nos muito e somos felizes, no entanto, às vezes eu descontrolo-me. Entrou agora uma estágiaria no departamento dele, de facto muito bonita e simpática. Eu trabalho na mesma empresa e ele tem que lhe passar o serviço. Eu sinto-me provocada por ela, pois ela manda-lhe emails com piadas e tenta puxar conversa com todo o departamento (que de facto é formado só por homens). O meu namorado já a bloqueou no Messenger, eu já pedi para que ela parasse de mandar emails mas não adiantou nada. Sei que ele não está interessado nela, mas não consigo habituar-me a esta situação e fantasio diversas cenas que não aconteceram. Por favor, diga-me o que é que eu posso fazer para não me importar com ela?
M.
O facto de esta colega do seu namorado ser uma pessoa sociável não implica que esteja a "dar em cima" dele. Na verdade, e como refere na mensagem, os comportamentos são generalizáveis ao resto do departamento, pelo que se trata mais de uma característica pessoal do que de outra coisa qualquer. É possível que a sua insegurança tenha a ver com fragilidades suas ou da própria relação, pelo que o aparecimento desta pessoa não deve passar em claro. Olhe para este problema como uma chamada de atenção. Afinal, podem existir algumas lacunas que importa preencher, sob pena de se sentir sistematicamente ameaçada na presença de outras mulheres. Sugiro que converse abertamente com o seu namorado sobre o namoro e sobre as respectivas fragilidades. Se necessário, contacte um psicólogo experiente para que este a ajude a resolver estas dificuldades com maior brevidade e segurança.