PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ULTRAPASSAR O FIM DE UMA RELAÇÃO

Há 2 anos que o meu ex-namorado acabou comigo e ainda nao consegui ultrapassar isto. Devido a esta situação ganhei uma depressão, o que me traz muitos problemas no dia-a-dia, apesar de estar a ser acompanhada por uma psiquiatra e uma psicóloga. Mas mal consigo sair à rua porque tenho medo de encontrar o meu ex-namorado e os amigos dele, não paro de pensar nele e choro constantemente. Sempre que falo com ele acaba sempre por se chatear comigo porque eu estou sempre a insisistir no mesmo, a pedir-lhe a amizade dele, visto que é a unica coisa possivel. Ele diz que sim, mas depois na prática nao é verdade. É por isso que fico muito triste e ele agora já tem outra e se não sou eu a insistir em falar com ele, ele não me fala. Será que é melhor eu deixar de falar com ele durante um ano para ver se ele não fica tão farto de mim e se fica apenas com os bons momentos na memória e não os maus, em que eu ameacei fazer mal a mim mesma e em que nao parava de o chatear?
M.
Creio que se ler com atenção aquilo que escreveu acabará por encontrar as respostas por si mesma. Afinal, dois anos é um período muito significativo. Se continuar a olhar para trás, dificilmente conseguirá reestruturar a sua vida no sentido de construir o seu próprio futuro. Antes de mais, importa que interiorize que a felicidade não depende de nenhuma relação amorosa. É claro que o amor nos faz bem, mas também é possível sentirmo-nos felizes sem um namorado. Estará na altura de reorganizar as suas prioridades, dando mais importãncia a si mesma. Em vez de se concentrar em reconquistar a amizade do seu ex-namorado, procure dar voz aos seus desejos, necessidades e interesses. Quanto mais apostar em si e naquilo que gosta de fazer, melhor se sentirá. Olhe à sua volta e invista naqueles que gostam de si - os seus familiares e amigos. Comprometa-se com a intervenção terapêutica a que deu início, mas faça-o por si, pelo seu bem-estar. Finalmente, faça planos, projecte a sua vida, mesmo que tenha que refazer esses projectos vezes sem conta. Mais cedo do que pensa voltará a sentir-se segura, confiante e pronta para amar novamente.