PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

PROBLEMAS COM O PAI

Tenho 21 anos e sou filha de pais divorciados. Nunca convivi muito com o meu pai, mas o pouco que estava com ele era muito bom. Tenho agorafobia há 5 anos, mas no ano passado quando ia entrar para a faculdade não consegui devido a este pânico. Nem o meu pai nem a minha mãe entenderam, dizem que sou malandra e não quero fazer nada. Desde então o meu pai ainda se afastou mais de mim. Há duas semanas atrás passou por mim na praia e fez de conta que não me conheceu e nunca mais me falou. Estou a ter a maior desilusão e dor que alguma vez tive. É a pessoa que mais admiro e amo no mundo, não estou a conseguir lidar com isto, estou a ir-me muito abaixo e sei que preciso de ajuda.
A.
As pessoas que mais amamos são aquelas que também nos podem deixar mais vulneráveis. Mesmo que seja de modo involuntário, os pais também podem magoar os filhos. Acredito que os seus pais desejem o melhor para si e que possam sentir alguma dificuldade em perceber o seu estado emocional. Do mesmo modo, ser-lhe-á difícil empatizar com alguns comportamentos dos seus pais ou perceber a forma como cada um deles se sente. O simples facto de ter havido um divórcio dificulta as vias de comunicação. Lembre-se que os seus pais podem sentir-se incapazes de lidar com todos os problemas familiares.

Não desista de lhes dar a conhecer as suas emoções, mesmo que essa partilha possa ser seguida de alguma crítica ou incompreensão. Procure ouvi-los também e conhecer as suas próprias angústias. Nunca é tarde para promover as competências familiares.