PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TROCA DE OLHARES COM COLEGA DE TRABALHO

Sou casada. Troquei olhares com um colega de trabalho durante um ano. Ele tambem é casado. Comecei a mandar-lhe toques para o telemóvel e ele sabia que era eu. Depois comecei a mandar-lhe SMS com coisas banais, ele respondeu-me "Quem és?" Eu respondi "Será que não sabes quem sou?" e nunca mais tive nenhuma resposta. Mandei-lhe mais toques e mais uma mensagem a dizer-lhe que não se pode ficar eternamente pelo sentimento... Nunca mais me respondeu e eu comecei a ficar incomodada com a situação. Até que lhe enviei um e-mail a explicar tudo e a dizer que não tinha culpa de isto me estar a acontecer. Expliquei que não queria dar cabo das nossas vidas mas que para mim não fazia sentido gostar dele e não lhe dizer. Perguntei-lhe se gosta de subestimar as pessoas. Até agora nenhuma resposta. Não sei o porquê de tanto desprezo. Isto está a matar-me aos poucos, ele nem diz que sim nem que não.
S.

Muitas pessoas casadas trocam olhares com pessoas com quem se cruzam, sem que daí resulte qualquer ameaça à sua relação conjugal. Não há uma real intenção de dar continuidade ao episódio; trata-se, sim, de um comportamento inofensivo. No entanto, o alarme deve soar sempre que a nossa atenção deixa de ser inócua e generalizável a diversos rostos e passa a ser sistemática e centrada numa pessoa. Nesse caso, é provável que existam problemas no casamento que não estarão a receber a devida atenção.

Como a comunicação não verbal é muito subjectiva, é possível que você possa ter criado expectativas diferentes das do seu colega. A partir do momento em que a troca de olhares passou para um nível diferente, o seu colega recuou, provavelmente na esperança de que você recuasse também.

Como não obteve a resposta que esperava, sugiro que não volte a insistir. Além disso, é importante que se vire para sua relação conjugal e que tome as decisões que importa tomar nesta altura. O envolvimento com uma terceira pessoa pode magoar muita gente e acarretar uma série de complicações para a sua vida.

Procure a ajuda de um profissional especializado e não adie mais a sua felicidade.