PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ACHO QUE TENHO FOBIA SOCIAL

Vou fazer 17 anos e sempre fui uma pessoa activa. Desde criança, nunca tive problemas nenhuns de relacionamentos, sempre me dei bem com toda a gente, mesmo na altura que as conhecia. Era calma, não stressava com nada. A partir do 9.º ano, desde que comecei a ter que ler um livro e depois ter que apresentar para a turma, não sei, mudei. Nesse ano, claro, ficava nervosa, era normal, para mais a primeira vez, mas até me correu bem depois. No 10.º decidi entrar num curso profissional em vez de seguir a via normal, e como a avaliação é por módulos, apresentamos muito mais coisas, orais acima de tudo, e trabalhos. O problema é que eu mudei e não sei porquê, não me entendo nem entendo esta mudança. Agora sempre que os professores pedem algum trabalho para apresentar oralmente ou quando é o contrato de leitura, meu Deus, parece que o meu coração vai sair, fico muito nervosa. E depois, graças a isso, quando estou na apresentação as coisas não me saem com naturalidade, como gostaria que saíssem. Fico com dificuldade em falar, em expressar-me. Até em raciocinar tenho dificuldades agora, e dantes não era assim. Pensava rápido, exprimia-me bem e rápido. Agora estou no 11.º e sinto-me cada vez mais "apertada", porque cada vez exigem mais de nós e eu começo a desesperar por não conseguir mostrar o que realmente sou. Por exemplo, uma coisa que me deixa mesmo mal, desconfortável, é o facto de ficar várias vezes vermelha, quando respondo a alguma coisa na aula, nos trabalhos orais, e mesmo fora da escola. Quando estou numa loja e deveria ir ter com a menina até evito com o receio de ficar logo vermelha. Ando com problemas em falar em público, ando a pesquisar acerca de fobia social, vi muito sobre isso, e vi comentários de pessoas com problemas iguais aos meus, e que desistiram da faculdade, ou não aceitaram uma promoção no trabalho por isso mesmo, pelos problemas de falar em público, e vi mais coisas, como comer, beber em público, ir à WC pública e assinar em público... Nesse aspecto eu já não tenho problemas, sinto-me mesmo à vontade nesses aspectos. Mas eu quero muito seguir para a faculdade, quero ter uma vida profissional boa e tenho receio que devido a isto não consiga. Eu não quero ser assim, não sei o que fazer. Uma coisa que tambem sou é muito negativa. O meu pai, por exemplo, é uma pessoa muito à vontade com tudo mesmo, mas a minha mãe é completamente ao contrário, depende muito do meu pai. Ela é daquelas pessoas que não se desenrrasca sozinha (ir aos bancos, segurança social e essas coisas mais da vida de adulto que eu ainda não percebo muito bem). Ela conduz há muitos anos, mas não é pessoa de ir para o centro da cidade com o carro nem de sair sozinha), e eu olho para ela e fico a pensar se vou ser como ela. Eu não quero, não quero mesmo, mas parece que mudou tudo, parece que penso que não vou ultrapassar isto. Muitas vezes estamos a jantar e vem à tona a conversa de eu tirar a carta, e um dia, a brincar, o meu pai disse que eu ia ser como a minha mãe, que não ia sair da zona. A brincar a brincar, eu fico com as coisas na cabeça e depois pergunto-me a mim mesma se vai ser verdade. Há dois dias falei com a minha mãe que achava que tinha fobia social e que queria ir a um médico porque quero ter uma vida normal sem me sentir assim, sem sentir que não consigo resolver as coisas sozinha, e falar bem em público sem preconceitos, ir para a faculdade... E ela disse "tens de te controlar, isso é normal". É normal, sim, ficar nervosa nessas situações mas normalmente com o decorrer da apresentação tendemos a acalmar e eu não sinto isso. Eu sinto desconforto e, ao ficar vermelha, piora muito a situação, mas ela não percebe e não era isso que precisava ouvir, muitas vezes só quem tem os problemas é que os consegue perceber porque os de fora criticam e dizem que não é assim. Gostaria de saber que tipo de ajuda me recomenda - um psicólogo, um psiquiatra, que opções existem para ultrapassar isto. Gostaria muito da sua opinião!

S.

O amadurecimento traz consigo muitas certezas e maior segurança nalgumas áreas da vida, mas também implica maior consciência do perigo, das nossas limitações e fragilidades. É por isso que considero que estas mudanças emocionais são normais para a tua idade, ainda que sejam com certeza limitativas. Embora não possa fazer uma avaliação rigorosa da situação, não creio que estejamos perante uma situação de fobia social. A ansiedade que descreves é uma resposta (ainda que por vezes desconfortável) a situações potencialmente stressantes e/ou em que te sentes avaliada.

Por outro lado, é possível que o retraimento social da tua mãe esteja actualmente a deixar-te mais preocupada e ansiosa, mas não deves considerar que estás "condenada" a uma vida igual à da tua mãe. Pelo contrário, a tomada de consciência destes comportamentos é fundamental para que possas escolher o que queres (e o que não queres) para a tua vida.

Há muitas pessoas com quem podes conversar sobre as tuas dúvidas e dificuldades - desde o teu médico de família, ao psicólogo da escola que frequentas, passando pelos teus amigos e professores. Perceberás rapidamente que estas angústias são comuns a muitos adultos e nem por isso os impedem de lutar pelos seus objectivos.