PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

VIVER COM A SOGRA

A minha mulher deixou-me porque eu não suportava viver com a mãe dela ao nosso lado. Diz que eu não a amo o suficiente para gostar um pouco da mãe dela, que é metediça, curiosa etc. Que acha? Eu não fiz nada de mal, quero apenas viver a minha vida, ter independência física e emocional. Sinto-me culpado mas o facto de estar constantemente em nossa casa deixava-me louco. Errei?
S.

Se, por um lado, é absolutamente saudável que existam fronteiras nítidas entre o casal e a família alargada, não sendo, por isso, ajustado que a sua sogra comprometesse a sua independência, também me parece prudente tentar compreender as motivações da sua mulher. A história de vida da sua mulher é seguramente diferente da sua, o que implica que as vulnerabilidades que poderão estar por detrás de algumas escolhas podem merecer um olhar mais atento. Desse conhecimento mais profundo não resultará certamente a anulação das suas necessidades, nem tão-pouco a aceitação de todos os comportamentos da sua sogra, mas é provável que a comunicação possa melhorar.

É possível que nos últimos tempos a irritabilidade tenha tomado conta de si, comprometando os seus diálogos conjugais. Sob tensão é relativamente fácil adoptarmos comportamentos impulsivos, dos quais nos arrependemos de cabeça fria. Converse com a sua mulher e, se for caso disso, equacione a possibilidade de recorrerem à terapia familiar.