PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

MEDO DE DORMIR

Tenho 34 anos e descobri que tenho medo de dormir. Por vezes estou mesmo muito cansada, com sono, mas o medo toma posse até eu ter de tomar medicação. Terei cura? Sofro de perturbações do sono desde o nascimento.
C.

As perturbações do sono estão quase sempre associadas a transtornos depressivos e/ou ansiosos. Trata-se de mudanças mais ou menos abruptas nos hábitos de sono e que, de um modo geral, acabam por comprometer o normal funcionamento das tarefas do quotidiano. Apesar de não me ser possível efectuar qualquer diagnóstico por esta via, sugiro que comece por abordar o problema com o seu médico de família. Como refere que sofre de perturbações do sono desde sempre, parece-me ajustado fazer-se o despiste de quaisquer alterações fisiológicas. Se não houver nenhuma base física para as suas dificuldades, deverá considerar a hipótese de recorrer à ajuda de um psicólogo. A Psicoterapia ajudá-la-á a identificar a origem destas dificuldades e, provavelmente, a gerir as suas emoções de uma forma mais ajustada. Mesmo que, numa fase inicial da intervenção, dependa da ajuda de medicamentos, creio que é expectável que, com a ajuda profissional, possa adquirir a estabilidade necessária para que essa dependência deixe de existir.