PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

SINTO-ME SOZINHO

Vivi durante um ano com uma mulher que amo muito, mas ela agora decidiu ir para casa da mãe, deixou-me sozinho, e diz que já não sente o mesmo por mim, que precisa de um tempo para ela. Mudou completamente desde que reencontrou uma amiga, mentia-me muito, mas eu dediquei a minha vida a esta mulher, perdi todos os amigos que tinha porque eu só queria estar com ela. Eu tenho quase a certeza de que ela vai acabar por ficar com outra pessoa, mas não entendo... Não sei o que fazer. Luto por ela?? A mãe dela disse que já não me deixa estar com ela mas eu nunca lhe fiz mal, sempre a tratei com o maior carinho possível. Estou a sofrer muito com isto e não tenho com quem falar... O que faço?
L.

Gostar de alguém e apostar numa relação implica, sobretudo, um grande investimento afectivo. Quando amamos, damos o nosso melhor, fazemos projectos, sonhamos. Ninguém está à espera de sofrer e muito menos de ouvir da boca do outro que os sentimentos mudaram. Mas a verdade é que o fim de uma relação não é o fim de nada. Compreendo que se sinta muito triste e confuso e que, pelo menos por enquanto, poucas coisas façam sentido ou o entusiasmem mas acredite que o seu desespero vai passar e a felicidade há-de voltar.

Não posso fazer considerações acerca dos motivos que levaram a que a sua namorada se afastasse, nem posso garantir-lhe que a situação se alterará. Posso, isso sim, assegurar-lhe que a pressão não é o melhor caminho. Tentar pressionar a sua namorada não só não a trará de volta, como poderá afastá-la mais. Sei que é difícil, mas procure centrar-se em si e no apoio que os seus amigos lhe podem dar. As pessoas que compõem a sua rede social e que gostam de si são fundamentais para que se sinta amparado e possa atravessar este momento difícil com maior segurança. Se esse apoio não for suficiente, ou se se sentir incapaz de manter o seu quotidiano normal, procure a ajuda de um psicólogo experiente.