PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

VIVER JUNTOS

Namoro há 7 meses e o meu namorado quer fazer um investimento pessoal nele, nada que eu tenha contra, mas pode haver a possibilidade de ele ter de ir para Lisboa e continuarmos a ver-nos como neste momento estamos, que é um dia no fim-de-semana. Ele tem 25 anos e eu 28 mas eu quero viver a dois, não tendo muita ambição e, assim sendo, eu não quero andar a reboque das vontades da outra pessoa quando a minha prioridade nesta fase da minha vida é ter alguém que queira estar a meu lado e construir algo, mas em que eu seja a prioridade e não o contrário. Será que ele me ama realmente?
M.

Numa relação em que há alguma diferença de idades e, sobretudo, experiências de vida e expectativas diferentes, é natural que surjam alguns conflitos / divergências a propósito da formalização dos passos seguintes. Mas a verdade é que esta é, apesar de tudo, uma relação recente, pelo que é possível que, para o seu namorado, a ideia de viverem juntos ainda não esteja consolidada. De resto, e apesar de reconhecer que cada pessoa tem legitimidade para definir um ritmo diferente para a própria vida, considero ajustado que possam aproveitar estes primeiros tempos de namoro precisamente para se conhecerem melhor, bem como para implementarem algumas estratégias de negociação. Aprender a ceder é essencial à manutenção de qualquer relação amorosa. Pode ser que o seu namorado não esteja, para já, em sintonia com os seus desejos, mas isso não significa que não a ama. Dê-lhe a conhecer as suas necessidades, mas procure respeitar também as dele.