PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

EFEITOS SECUNDÁRIOS DOS ANTIDEPRESSIVOS

Há 1 ano que me encontro a ser medicado com paroxetina e sinto-me sempre cansado e sem conseguir reagir ao mal-estar no meu dia-a-dia. Estou desempregado pois foi derivado a ter estado a trabalhar num péssimo ambiente de trabalho que comecei a ter crises de ansiedade e encontro-me com grandes dificuldades para conseguir reagir às exigências que actualmente as entidades patronais têm com os seus funcionários. Será que eu vou conseguir reagir a curto prazo, uma vez que desde que estou a ser medicado ando constantemente cansado e sonolento? E o periodo de recuperação será demorado? Haverá estimativas de tempo de recuperação? Eu tenho um filho que sofre de paralisia profunda desde que nasceu, o que me tem complicado as possibilidades de poder cumprir com horários de trabalho, no entanto, preciso de trabalhar para fazer face às despesas e a bola de neve é cada vez maior...
J.

A paroxetina é o fármaco mais comummente utilizado no tratamento (farmacológico) das crises de ansiedade. Claro que há pessoas que respondem melhor do que outras à medicação - com mudanças mais ou menos céleres; com mais ou menos efeitos secundários. Compreendo que não seja fácil conviver com o lado menos positivo da medicação, mas, se estes efeitos secundários forem geríveis, garanto-lhe que compensa manter-se fiel ao tratamento. Em alternativa, pode conversar com o médico que lhe prescreveu a paroxetina para que equacionem, juntos, as vantagens de se alterar a medicação. Ainda assim, importa que considere que outros medicamentos poderão implicar outros efeitos secundários. De qualquer modo, o seu médico esclarecê-lo-á acerca das alternativas.

A par deste tratamento, seria desejável que pudesse recorrer à Psicoterapia - não só porque aceleraria as mudanças desejadas, mas sobretudo porque essa é a via mais ajustada para que possa dotar-se de novas competências, que lhe permitam voltar a sentir-se seguro e emocionalmente estável, sem depender de fármacos.