PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

LONGE DA NAMORADA GRÁVIDA

Tenho 20 anos e a minha namorada está grávida. Ela está no Brasil, o meu filho está de 4 meses de gestação e a família dela só a deixa vir assim que eu tenha casa para a poder receber. Ando imensamente ansioso, não há um dia em que não me irrito com ela, por coisas absurdas. Não consigo arranjar trabalho, não tenho dinheiro para poder oferecer o que a minha namorada e filho mais precisam, sinto-me frustrado por não estar a acompanhar a gravidez dela, já não saio, não convivo com os meus amigos, passo as noites inteiras a falar com ela através da Internet. Ela tem sido super paciente, mas eu não sei o que se passa comigo. Ando descontrolado, sem paciência para absulutamente nada, só penso nela, no meu filho e no dinheiro. Sinto imensa falta dela.
L.

Há alturas na vida em que nada parece correr de feição, em que sentimos que os problemas tomam conta do quotidiano, transformando as conversas em discussões, as pausas em momentos de ansiedade e de desespero. Quando há falta de dinheiro, aumenta a probabilidade de nos sentirmos assim, desesperados. Bem sei que o facto de estar longe da pessoa que ama, particularmente nesta altura, é, em si mesmo, gerador de ansiedade. Mas é importante que se concentre nos problemas que pode gerir. Encontrar um novo emprego pode levar algum tempo, mas é algo que depende de si, do seu esforço, da sua perseverança. Neste momento é nisso que pode e deve concentrar-se. Lamentar-se diariamente pelo facto de não estar ao lado da sua namorada é compreensível, mas essa é uma preocupação infrutífera já que, por enquanto, não pode inverter a situação.

Além disso, e ainda que seja difícil, é importante relativizar a natureza das suas dificuldades. Apesar de todos estes obstáculos, a verdade é que estão todos bem de saúde e que nenhum dos seus problemas é inultrapassável. Tudo se resolverá, mais cedo ou mais tarde, e quanto mais sereno estiver, mais rapidamente será capaz de voltar a tomar as rédeas da sua vida.