PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

SALVAR UM CASAMENTO DE 4 MESES

Tenho 24 anos e a minha mulher tem 20. Nós estamos casados há cerca de 4 meses e vivemos juntos há 3 anos, desde que ela fugiu de casa. Estivemos em Portugal, depois fomos trabalhar para fora e agora estamos novamente em casa dos pais dela. Desde que chegámos eu senti receio de a qualquer momento poder ficar sem ela. Sempre fui dado a problemas e sempre soube que a estabilidade emocional me podia dar a confiança para ser uma pessoa íntegra mas quando chegámos ela comecou a utilizar muito a Internet e a trocar mensagens com outros rapazes. Agora acalmou, até porque eu dava conta dos passos dela. Comecei a falar também com amigas minhas para ela ver de que forma me estava a magoar. Agora trabalhamos os dois mas temos horários opostos. Eu passo metade do dia sem ela e ela sem mim. Temos brincadeiras normais de um casal, às vezes criticamo-nos com nomes menos próprios, falamos à noite sobre o nosso dia... Mas eu noto que há falta de diálogo entre nós. Gostava de saber se há forma de sustentar esta relação de 3 anos dando-lhe um novo impulso. Eu não quero desistir, mas às vezes sinto-me obrigado a isso pois sei que ainda somos muito jovens e ainda temos muito pela frente. Nós já passámos por bastante. Ela fugiu de casa, fomos juntos para outro país, ela passou por 2 abortos. Será que isso a mantém de alguma forma apegada a mim? De que forma é que isso influencia uma relação? Há forma de salvar o nosso tão recente casamento?
H.

Sendo, de facto, ambos muito jovens, são muitas as provas por que já passaram juntos e esses eventos compõem a vossa história de amor. Nada une mais um casal do que a vontade de vencerem juntos uma batalha. Pelo que percebi, não enfrentam hoje qualquer obstáculo concreto, pelo que é tempo de pensar, finalmente, nos projectos e sonhos que gostariam de concretizar - quer a dois, quer individualmente. Não sendo fácil nos dias de hoje manter uma relação duradoura, também não é impossível. Para além do amor que obviamente os une é importante que ambos se esforcem no sentido de continuar a investir activamente nesta relação. Como? Por exemplo, continuando a alimentar o conhecimento mútuo através das conversas que procuram manter no final do dia. Mais do que falar sobre a relação, é importante que sejam capazes de falar sobre o mundo de cada um, sobre as experiências por que passaram ao longo do dia de trabalho, sobre os novos interesses que vão surgindo e sobre as batalhas individuais. Desse conhecimento mútuo deve resultar a capacidade para ir ao encontro das necessidades do outro, tentando agradar, tentando surpreender. Claro que isso requer investimento afectivo, disciplina e cedências. E aqui entra em "jogo" uma competência fundamental em qualquer casamento: a capacidade para aceitar o outro tal como ele é, sem que isso implique que haja uma anulação das próprias necessidades. Dar a conhecer aquilo que precisa que a sua mulher lhe dê para que se sinta seguro nesta relação é tão importante quanto conhecer os limites dela. Do mesmo modo, importa que seja capaz de mostrar regularmente a importância que a sua mulher tem na sua vida, fazendo com que ela se sinta especial. Não existem almas gémeas e é natural que ainda tenham de enfrentar conflitos sérios. Mas desses conflitos poderão resultar aprendizagens importantes, desde que ambos sejam capazes de reconhecer a importância deste casamento.