PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

CIÚMES

Tenho uma namorada completamente ciumenta e possessiva. Preciso de ajuda. Porque gosto imenso dela mas estou cheio de agressões verbais e faltas de respeito. Por outro lado, ela já demonstrou, na altura em que o auge era a paixão, ser a melhor parceira que alguma vez poderia ter. Tenho que explicar exemplos práticos para perceber o quanto ela me deixa em baixo com a sua maneira de ser e de pensar. Gosta de tudo à maneira dela, a ponto de choro e discussões acesas por parte dela só para justificar o seu ponto de vista e fazer chantagem psicológica. Eu não posso sair com os meus amigos que fica extremamente possuída com medo que saia para ver "as vistas". Ela fechou-se quando colocamos o rótulo de que a nossa relação era de namoro, não sai quanse vez nenhuma de casa, e sempre que sai diz que nao se diverte e que apanha sempre brutais secas. Tenho eu culpa de ela não aproveitar o tempo com os amigos e que se chateia se eu tenho mais tempo saudável com os mesmos? Devo eu deixar de sair com os meus amigos, como tem acontecido, lá porque eles por vezes falam de mulheres em aventuras mais quentes, devo eu deixar de falar com eles se a conversa virar para amigas deles? São amigos em comum no momento em que apresentei... acha que ver televisão é motivo de controlo como tem acontecido, lá porque pode aparecer uma mulher e eu posso ficar extaseado? São questões que pela sua invulgaridade me transcendem.
P.



As dificuldades em lidar com a insegurança e os ciúmes são comuns a inúmeros casais. Se é verdade que o ciúme pode funcionar como o "sal" da relação, também é verdade que, quando são ultrapassados determinados limites, pode revelar-se sufucante.

O ciúme patológico resulta de fragilidades individuais que merecem uma resposta cuidada. Em vez de criticar abertamente a sua namorada, procure conhecer as suas inseguranças e demonstre-lhe a sua preocupação.

Relembre-lhe os momentos mais positivos do início da relação, elogiando o comportamento dela na altura. Que circunstâncias terão favorecido esse comportamento? O que é que poderá fazr para a ajudar a recuperar a segurança?

Quanto à comunicação, é importante que manifeste de forma muito sincera o seu incómodo face àquilo a que chama de "agressões verbais e faltas de respeito". É usual dizer-se que "os outros fazem connosco aquilo que nós deixarmos que eles façam". Ora, se às agressões verbais da sua namorada se seguirem respostas agressivas da sua parte, a única coisa que conseguirão é a escalada da violência. Prefira a exposição clara do que sente face a essas acusações em detrimento de acusações pessoais. Demonstre a sua tristeza, descontentamento ou decepção, recordando sempre os episódios mais positivos que já viveram e que gostaria de recuperar.

Finalmente, procure implementar estratégias de negociação, isto é, converse com a sua namorada relativamente às cedências que cada um pode fazer no sentido de elevarem a satisfação conjugal. Será que os comentários acerca das mulheres que aparecem na televisão intimidam a sua namorada? Experimente conversar abertamente sobre essa e todas as outras questões que vos incomodam.

Se não forem capazes de dialogar sobre o assunto, é provável que se sinta cada vez mais angustiado e sufocado.