PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ANSIEDADE

Estive a ler o seu artigo sobre ansiedade e fiquei com algumas dúvidas...Tenho 20 anos e não é a primeira vez que me acontece, ainda que seja sempre em contextos diferentes. Mas em geral vou a andar... Começo a sentir-me verdadeiramente esquisita, por vezes não tenho a noção da distância que percorri. Sinto o coração acelerado, dificuldade em manter o ritmo da respiração (e da última vez como uma corda a apertar o pescoço), parece que vou desmaiar a qualquer momento e só quero ter alguém (familia ou amigos) que me agarre a mão. Sempre associei isto a um mau pressentimento ou a problemas cardíacos (os quais tenho longo historial na familia), mas como sou jovem nunca me levei muito a sério... Quando tento pegar ou fazer alguma coisa vejo que as minhas mãos tremem e deixo cair as coisas. Também acontece que tropeço por não levantar os pés o suficiente ou mover os pés como se tivesse um degrau onde não está. Normalmente tento parar um pouco e beber uma agua até que os sintomas vão abrandando lentamente. Gostaria de saber a sua opinião sobre as situações que descrevi e se deveria consultar um médico sobre isto (se sim qual).
F.



Os episódios que descreve são compatíveis com uma situação de ansiedade acima da média. É provável que esteja a experimentar "picos" de ansiedade que, no seu caso, tendem a abrandar mediante determinadas respostas.

No entanto, o facto de existir um histórico de problemas cardiovaculares na família não deverá ser ignorado. A probabilidade de sofrer de alguma patologia cardíaca é extremamente reduzida, mas a prevenção continua a ser o melhor caminho.

Sugiro que converse abertamente com o seu médico de família. Descreva de forma exaustiva os sintomas que mais a incomodam e, se achar necessário, leve algumas anotações.

Depois desta despistagem, e caso não exista uma base física para o seu problema, deverá equacionar a hipótese de existirem dificuldades de natureza emocional. O facto de não conseguir lidar de forma directa e eficaz com emoções negativas pode condicionar seriamente o seu bem-estar e a sua saúde. A ajuda especializada pode ser útil.