PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TRAUMA

Tenho 18 anos... Tenho uma irmã mais nova, ela anda agora com um trauma - chora, não sai de casa, tem um medo interminável do meu vizinho do lado porque há uns tempos assistiu a uma cena de violência... Quando a mandamos para a cama chora, diz que tem dores de barriga! Eu já não sei o que posso fazer mais ... a minha mãe diz que isto passará, mas ela está cada vez com mais medo, faz de tudo para não dormir nem estar no quarto dela, entra em pânico se pensa que está sozinha. Preciso que me dêem uma dica, já falei muitas vezes com ela para tentar explicar a situacão, mas ela parece não reagir a isso.
S.


Embora não possa fazer qualquer diagnóstico, parece-me óbvio que a sua irmã estará a viver sob níveis de ansiedade exacerbados. É importante criar um ambiente suficientemente confortável para que ela possa falar sobre aquilo que a angustia. O facto de ter assistido à briga do vizinho pode estar relacionado com a aversão que desenvolveu, mas a questão merece ser esclarecida.

As crianças fantasiam, criam fantasmas, pelo que cabe aos adultos falar abertamente sobre esses medos, sem juízos de valor. A crítica e a desvalorização farão com que se sinta mal, incompreendida, prolongando-se, desnecessariamente, o sofrimento. Como irmã mais velha, pode aproveitar para ouvir a sua irmã e tentar desmistificar alguns medos. Procure incentivá-la a sair de casa, acompanhando-a e elogiando os seus progressos.