PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Como poderei livrar-me de uma pessoa que faz com que me sinta sempre a pior das criaturas, humilhando-me, humilhando a minha vida, as minhas conquistas, fazendo com que tenha vontade de morrer?
L.


Embora seja muito sucinta, a sua mensagem é suficientemente clara. A resposta à questão que coloca está, provavelmente, dentro do seu coração. Contudo, para quem está de fora, a pergunta é outra: o que é que a prende a alguém que, aparentemente, a trata tão mal? Que fragilidades a impedem de terminar esta relação ou de, pelo menos, pôr um fim à violência emocional que descreve?

O amor não pode ser confundido com abuso de poder, maus tratos ou humilhação. O seu discernimento deve permitir-lhe diferenciar os sentimentos em causa. Afinal, o que a prende a esta relação que tanto a angustia?

Eventualmente, a sua auto-estima poderá estar fragilizada, pelo que, é difícil contemplar a hipótese de ser feliz noutra relação, mas é importante que se valorize. Procure a ajuda e a companhia dos seus amigos, das pessoas em quem confia e evite isolar-se.

Caso considere que vale a pena lutar por esta relação, talvez seja importante recorrer à ajuda especializada para que juntos possam aprender a comunicar eficazmente e a respeitar as vulnerabilidades de cada um.