PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

DAR UM TEMPO

Há alguns meses que mantenho um relacionamento amoroso com alguém do meu círculo de amigos. Tudo parecia correr bem até ele ficar com dúvidas e pedir um tempo... Os meus amigos acham que é falta de coragem para terminar. Eu não ponho essa hipótese uma vez que lhe disse abertamente que me faria sofrer menos terminando do que empatando por falta de coragem. Não me parece que haja uma terceira pessoa. E sei que não reage bem sob pressão... A minha questão é: Que faço neste tempo de espera? Há algo que possa fazer para o ajudar a decidir?
R.


Dar um tempo numa relação equivale a não estar a conseguir lidar com algum tipo de dificuldade. Não sei se as dúvidas do seu namorado seriam em relação ao que sente por si ou se seriam questões de outra natureza. Mas é provável que, em qualquer dos casos, ele não estivesse capaz de conversar abertamente consigo.

Neste caso, pode ser importante colocá-lo à vontade no sentido de expor o que sente, sem constrangimentos. Para facilitar o processo, é fundamental evitar as críticas e os juízos de valor. Mas isso não quer dizer que deva inibir-se de revelar a sua própria angústia. O respeito pelos sentimentos do seu namorado não implica o desrespeito pelos seus. Conte-lhe como se sente perante o impasse e estabeleçam um acordo quanto ao que podem fazer para minimizar a dor de cada um.