PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

A MAIOR DOR

Perdi a minha filha vai fazer um ano. Vi-a a saltar pela janela na tentativa de sair pelo telhado. Estive com ela até à hora de morrer. Fui eu que a peguei ao colo quando nasceu e fui eu quem lhe fechou os olhos quando morreu. Não há dor mais profunda e dolorosa que ver um filho morrer. É desejar a morte. Eu vivo morrendo.
V.

O seu testemunho é tão simples quanto elucidativo da dor que atormenta todos aqueles que perderam um filho. Não há dor maior, como já tive oportunidade de escrever.
É uma dor que não passa. O tempo não cura esta perda. Mas isso não quer dizer que vá sentir-se sempre "a morrer" também.

Não sei se tem outros filhos, nem tão pouco sei se tem mais família ou amigos. Sei que o isolamento não é o melhor caminho para sobreviver a esta experiência. Faça o seu luto, mas permita que aqueles de quem gosta e que gostam de si continuem ao seu lado. Fale com eles, desabafe, e não sinta vergonha de voltar a sorrir.

A partilha de experiências com pais que passaram pelo mesmo também pode ser útil.

Pode ser difícil encontrar sentido para a vida depois de se ver um filho partir, mas não é impossível.