PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

INFIDELIDADE ANTIGA

Tenho 40 anos de casada e 60 de idade. O meu marido tem 63 anos. Há um ano descobri que ele tinha um caso com uma mulher (solteira) há 7 anos. Fiquei desesperada e ele também. Entre outras coisas, disse-me que ela não representava nada para ele e que as coisas tinham acontecido sem haver nada combinado. No início, foi muito difícil, mas eu perdoei e estamos a ter uma vida normal, sempre muito juntos. De vez em quando fico desesperada, pois as lembranças vêm à tona. Por mais que eu queira, não consigo esquecer. Estou a fazer terapia individual e é isso que me vale. O que acha de tudo isto? Acha que é possivel que eles estejam separados? Quando descobri, ele disse que tinham um trato: se uma das partes descobrisse, tudo acabaria. Essa é uma das minhas dúvidas.
A.


A situação que descreve é, infelizmente, mais comum do que se imagina. E aquilo que pode estar subjacente a uma infidelidade tão prolongada pode variar de caso para caso. Contudo, parece-me claro que aquilo que levou a que o seu marido tivesse uma relação extraconjugal durante tanto tempo não pode ter desaparecido da noite para o dia. Não estou a questionar a palavra do seu marido, pelo que não duvido que a relação tenha, de facto, terminado.

Gostaria de chamar a sua atenção para a necessidade de olharem (a Sr.ª e o seu marido) para o casamento com maior profundidade. É provável que, para evitarem grandes conflitos, ou até com medo de uma eventual ruptura, possam estar a ocultar sentimentos e pensamentos importantes. Ora, só se forem claros e honestos um com o outro é que se sentirão livres para reconstruir uma relação baseada na confiança.

Algumas pessoas encaram os conflitos como algo assustador, que poderá levá-las à perda de controlo da situação. Perante um problema, não são capazes de enfrentar o cônjuge, optando por negligenciar as suas diferenças. Acreditam que, desta forma, conseguirão manter a harmonia. Em vez disso, acumulam frustrações, anulando-se. A médio e longo prazo essa falta de assertividade pode conduzi-las a níveis de insatisfação consideráveis. É assim que, tantas vezes, surge "espaço" para o aparecimento de uma terceira pessoa.

Converse, sem medo, com o seu marido. A dúvida sistemática pode arruinar uma relação, mesmo que se trate de um casamento antigo. Nunca é tarde para lutar pela sua satisfação conjugal, nem para fazer mudanças.