PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

FOBIA SOCIAL OU AGORAFOBIA?

Tenho medo de sair de casa e isso preocupa-me, pois esse quadro persiste há muitos meses. Pensei que poderia ser agorafobia, mas, segundo os sintomas, parece que o agorafóbico tem algumas diferenças em relação à pessoa que sofre de fobia social (medo de as pessoas julgarem). Gostaria de saber então qual o tipo de fobia que se encaixa no meu perfil: ansiedade repentina causada por um pensamento causal (quando faço alguma coisa, e sei que esse comportamento causa ansiedade, sendo que a consequência do pensamento acerca desse comportamento gera mais ansiedade); medo de sair de casa; medo de conversar com as pessoas e expor os meus verdadeiros pensamentos. Além do mais, fico a pensar se a relação com a minha mãe foi um facto marcante, pois ela possui esquizofrenia (ela proibia-me de sair; discutia muito com o meu pai; foi internada várias vezes, entre outras coisas) e convivi durante muitos anos com isso.
F.

Como deve imaginar, não é possível (nem seria eticamente viável) elaborar qualquer diagnóstico através da Internet. De qualquer modo, mais do que um rótulo, creio que o importante, no seu caso, é receber ajuda. Independentemente de se tratar de uma situação de Agorafobia ou de Fobia Social, a verdade é que existem queixas, angústias e sofrimento sem resposta. Aquilo que sente e aquilo por que tem passado até podem "encaixar-se" num diagnóstico psiquiátrico, mas este, por si só, não lhe servirá de nada.

Sugiro-lhe, por isso, que recorra à ajuda de um Psicólogo e que converse com o seu médico de família, pois este poderá prescrever-lhe medicação ajustada ao seu caso ou encaminhá-lo para um Psiquiatra.

Em Portugal existem profissionais que efectuam consultas ao domicílio, mas não sei se haverá algum na sua zona.