PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

DISCUSSÕES CONJUGAIS

Estou cansado de discutir por motivos medíocres, espero que abra os meus olhos de alguma forma para que me comporte de maneira adequada. Por exemplo, se me esforço ao máximo para agradar a um almoço de família, vou para a cozinha, preparo uma óptima comida (a preferida da minha esposa), mas suponhamos que me esqueci de comprar o sumo que ela gosta... ela não reconhece o meu esforço para com o almoço e só dá importância ao sumo que me esqueci. E se eu for tentar reverter o quadro tentando agradar de outra forma ainda sou julgado e a minha presença é ignorada. Como devo agir nessa situação?
F.

Não deve querer "apenas" resolver os problemas de comunicação com a sua mulher. De facto, as discussões por tudo e por nada são, acima de tudo, um sinal de insatisfação. A partir do momento em que os membros do casal passam a vida a criticar-se mutuamente e a desvalorizar os esforços, como no episódio que descreveu, deveria soar o alarme.

Entendo que se sinta frustrado, cansado e até com pouca tolerância. Mas lembre-se de que se não parar agora para reflectir sobre a sua relação, corre o risco de o fazer tarde de mais.

O que aconteceria se estivesse doente há muito tempo? O mais provável é que, aos primeiros sinais de doença, procure um médico, mas, se não o fizesse, agudizaria o problema, arriscando a sua vida. Se não corre riscos desnecessários em relação à sua saúde física, por que há-de permitir que o seu casamento adoeça até um ponto insustentável?

Voltar-se para fora e procurar ajuda é, neste caso, virar-se para dentro da sua relação. Fechar-se sobre si mesmo ou procurar soluções temporárias é fugir do problema e, consequentemente, da sua resolução.