PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

VOLTAR A CONFIAR NO AMOR

Não consigo acreditar nem apostar num relacionamento. Sofri muito no meu casamento. Sempre me senti muito só desde criança. Cresci carente de calor humano e compreensão. Criei muita expectativa em um dia achar alguém que me desse isso. O meu ex transformou-se no centro do meu mundo. Mas com o decorrer dos anos, ele mostrou-se por completo. Fui traída, humilhada, espancada e rejeitada. Cheguei quase à beira da loucura. Mas antes que isso acontecesse, saí de casa. Fiquei 4 anos completamente só. Isolei-me do mundo. Conheci alguém que se aproximou de mim como amigo, e depois de muito tempo relacionámo-nos. Mas quando vi que comecei a sentir muito mais do que carinho, um medo terrível tomou conta de mim, e mesmo amando, terminei tudo. É um bloqueio que não consigo transpor. Não consigo achar o meu chão. Sofro muito!! Sinto-me como se tivesse sofrido uma violação emocional. Não consigo ir para a frente. É como se tudo fosse repetir-se... Perdi os meus amigos, presa num casamento durante 13 anos da minha vida e não consigo recuperá-los. Não consigo aproximar-me das pessoas, não tenho ânimo para mais nada!! Às vezes penso em acabar com tudo isto. A minha vida tornou-se vazia. Não consigo aceitar este cárcere mas não consigo lutar contra ele.
C.


As experiências emocionalmente traumáticas por que passou estarão, claramente, a condicionar a sua capacidade para amar. O trauma que resulta de alguns eventos pode ser devastador, contudo, é importante interiorizar que nem tudo está perdido.

Em vez de lutar sozinha contra os seus fantasmas, é importante dar-lhes voz. Falar sobre aquilo por que passou, sobre aquilo que a fez sofrer, constitui, aos meus olhos, o primeiro passo para que possa "arrumar" as suas emoções. Esses acontecimentos não podem ser apagados, mas é possível aprender a viver com eles. Um psicólogo experiente ajudá-la-á nesse processo.

Aceitar que os eventos traumáticos contribuíram para a estruturação da sua personalidade é importante, mas não será a única mudança desejável. É preciso adquirir novas competências, de modo a voltar a confiar no amor e nas pessoas, sem que isso implique ser vítima de qualquer forma de violência ou humilhação.

Mas este é um "trabalho" individual. Em termos conjugais, é importante aprender a revelar-se. A pessoa que escolher para estar ao seu lado deverá conhecê-la profundamente, já que, desse conhecimento, resultará certamente uma relação mais sólida. Se essa pessoa conhecer as suas vulnerabilidades, e as respeitar, contribuirá para a sua confiança.

Por que não começa por escrever sobre aquilo que mais a marcou? Essa estruturação é, em si mesma, terapêutica e pode constituir o primeiro passo para a sua recuperação. Mas não deixe de pedir ajuda.