PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

MEDO DO CASAMENTO

Fiquei noiva em Fevereiro. Casamento marcado para Outubro. Namoro há 4 anos. Destes, morámos 1 ano separados, 2 anos na mesma residência de estudantes e 1 ano só os dois, juntos. Parece que o noivado mexeu muito comigo, é algo inconsciente. De repente, comecei a ficar preocupada cada vez que temos uma discussão, imagino brigas todos os dias da vida (detalhe: sempre nos demos muito bem e raramente discutimos). De repente, comecei a ter vontade de sair, dançar, ir a concertos, arranjar-me, sentir-me bonita para os outros. Comecei a sentir-me presa... Estas coisas têm acontecido há um mês, desde que ficámos noivos. E agora estou a começar a preocupar-me com estes "sintomas". Até tenho questionado se eu o amo de facto. Estou com medo... medo de perder algo ao casar. Algo de mim mesma, ou algo de nós. Estou confusa. Espero que isto passe.


L.

A aproximação de uma mudança importante acarreta quase sempre dúvidas, inseguranças e, até certo ponto, angústias. Apesar de viver já há algum tempo com o seu namorado, o casamento não deixa de ser um passo sério e gerador de ansiedade. Mas a ansiedade não é totalmente negativa, já que, a par do desconforto que gera, também produz reflexão e impede-nos de comportamentos imprudentes.

Ainda que se sinta bem nesta relação, não deixa de ser positivo que tenha consciência do passo que está prestes a dar. Casar não significa ficar presa a alguém. Tratando-se de um acto desejado por ambos, é a celebração pública de uma união que se pretende que seja duradoura.

Pode acontecer que esteja agora a olhar para a sua relação com um pouco mais de profundidade. Ora, se dessa análise resultarem inseguranças sérias, que a levem a questionar o próprio casamento, então é importante parar para dar atenção à origem da sua insegurança. Fale abertamente com o seu namorado sobre aquilo que tem sentido. Pode acontecer que ele também se sinta inseguro e que dessa partilha resulte maior segurança para ambos. Caso não consigam ultrapassar sozinhos essas vulnerabilidades deverão considerar a hipótese de recorrerem à terapia de casal antes do casamento.