PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

CASAR OU NÃO CASAR

Sou um jovem de 28 anos de idade, tive poucas experiências de namoro e agora tenho uma namorada que vem duma relação que durou muito tempo e que não resultou em casamento como ela queria. Agora sofre o trauma de aversão e nem sempre se sente bem comigo idealizando o seu antigo namorado. Mas, em contrapartida, quer casar comigo, só que dei conta que nunca se sentiu satisfeita sexualmente comigo e não foi aberta para comigo. Devo partir para o casamento?

G.

A incerteza que sente em relação ao casamento com a sua namorada não é mais do que um processo de ansiedade saudável. Isto é, as dificuldades que identifica, quer ao nível da intimidade sexual, quer ao nível do passado amoroso da sua namorada, impedi-lo-ão de ter grandes certezas quanto à viabilidade deste passo. Parece-me mais inteligente que possam aprofundar estas questões, falar abertamente sobre elas e tentar encontrar soluções antes de casarem, sob pena de este passo ser encarado como a solução para todos os males. Se não conseguirem, sozinhos, dar resposta a todos os problemas, peçam ajuda a um terapeuta conjugal, como fazem alguns casais antes do casamento. Não sinta vergonha - encare essa ajuda como uma medida que os poderá ajudar a ganhar mais certezas e, assim, sentirem-se mais seguros das decisões que tiverem que tomar.