PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

MEDO DE CONDUZIR

Eu sou encartada há muitos anos mas nunca dei seguimento à condução por não me adaptar ao carro existente cá em casa. Agora, surgiu a oportunidade de trocarmos o carro por um mais pequeno e leve. Não obstante o facto de eu desejar conduzir sempre que penso fazê-lo fico muito nervosa. Voltar a conduzir agora é como tirar a carta outra vez. Os poucos circuitos que efectuo são realizados com o meu pai ao lado. Eu até me vou safando mas por vezes erro e fico triste e ainda mais tensa, isto para não falar na impressão que me faz todo o processo. Apesar de desejar conduzir, evito a todo o custo pegar no carro. O que devo fazer para superar este medo?
J.

O medo de conduzir pode estar relacionado com diversos factores, mas o facto de não descrever nenhum evento traumático indicia que as dificuldades possam estar relacionadas com falta de confiança. Como não tem experiência, é legítimo que se sinta nervosa. Aliás, quase todos os condutores experimentam níveis elevados de ansiedade nos primeiros meses após o exame.

Se se sente confortável ao conduzir com o seu pai ao lado, faça-o. Progressivamente pode introduzir novas alternativas: conduzir com outra pessoa ao seu lado, efectuar pequenos percursos sozinha, etc. O mais importante é que reconheça que a ansiedade que sente é ultrapassável. Se necessário, recorra à ajuda de uma escola e faça mais algumas aulas - esta opção pode potenciar a sua segurança. Caso os níveis de ansiedade sejam insuportáveis, pense na hipótese de recorrer à ajuda psicológica.