PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ANSIEDADE E COMPLEXOS

Sempre fui muito depressiva desde pequena, tive muitos problemas familiares, e tornei-me muito insegura e totalmente complexada... Nunca procurei tratamento mas há uns 4 meses tenho sentido uma ansiedade terrível. Sinto um mal estar que me dá vontade de morrer!! Sempre fui muito sonolenta, durmo demais, sinto muitas dores de cabeça, e como demais. Como para ficar feliz, isso dá-me prazer, faz-me esquecer algumas coisas, e com isso engordo. Começo a acreditar que terei que fazer um tratamento mas tenho medo de ficar escrava de medicamentos!! Tenho casos de depressão na família e em todas as situações acho que sou inferior às outras pessoas!! O que é que eu devo fazer?
C.

Ao ler a sua mensagem fiquei com a sensação de que estará a viver um ciclo vicioso: as suas fragilidades fazem com que se sinta ansiosa e inferior às outras pessoas e, por isso, "descarrega" essas emoções negativas na comida, exagerando nas quantidades; por outro lado, o facto de se descontrolar na sua alimentação faz com que engorde e, por isso, se sinta frustrada com a sua imagem, aumentando os níveis de ansiedade.


Estará, então, na altura de interromper este ciclo, ainda que, pelo menos para já, não saiba como. Creio que o melhor será começar por dar resposta aos sinais que o seu corpo lhe tem enviado. A verdade é que o facto de dormir ou comer demais devem funcionar como chamadas de atenção. Do mesmo modo, o facto de não se sentir bem consigo mesma é um motivo mais do que suficiente para pedir ajuda especializada.

Quanto ao seu medo de ficar "escrava de medicamentos": importa desmistificar este preconceito. Compreendo que não queira ser dependente de qualquer subtância, contudo, a verdade é que neste momento podemos considerar que a comida é a sua "droga".

Os medicamentos constituem uma ajuda fundamental para ultrapassar estados depressivos e ansiosos - quando são combinados com Psicoterapia são mesmo cruciais para uma recuperação segura e célere. Desde que haja acompanhamento médico, não há o que temer. Nenhum médico responsável permitirá o abuso destas substâncias, pelo que não deve sentir medo.

À medida que for capaz de implementar mudanças significativas no seu comportamento ser-lhe-á reduzida a medicação e aprenderá a gerir as suas emoções de forma mais saudável. Basta que se atreva a dar o primeiro passo, que pode incluir uma consulta com o seu médico de família.