PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TRAIÇÃO COM COLEGA DE TRABALHO?

Tenho um relacionamento de 10 anos e nunca soube de qualquer traição por parte do meu marido. Aconteceu que agora ele entrou de férias e desde então conversa todas as noites, no mesmo horário, com uma colega de trabalho e, quando me aproximo ele encerra a conversa... Não acredito que ele esteja a ter um caso mas acho que pode acontecer futuramente. Quando expus o meu receio ele irritou-se. Temos uma filha de 3 anos e um bebé de 10 dias apenas. Nunca me senti tão mal. Só tenho vontade de chorar ao imaginar o meu amor nos braços de outra. Como hei-de gerir isto?
C.

O facto de o seu marido encerrar as conversas aquando da sua presença não confirma a existência de uma relação extraconjugal. No entanto, este comportamento indicia que a vossa comunicação está fragilizada. Por um lado, o comportamento do seu marido muda em função de estar ou não perto de si - o que já deveria fazer soar o alarme; e, por outro lado, você ainda não foi capaz de expor os seus medos de forma clara e sincera. Reparou que estão a evitar enfrentar os verdadeiros problemas?


É preciso interromper este ciclo e conversar honestamente sobre as dificuldades que cada um tem sentido. A verdade é que estão a atravessar um período particularmente sensível, já que os casais com filhos pequenos sentem quase sempre dificuldade em continuar a alimentar o seu papel conjugal. É possível que se tenham distanciado um pouco e que não estejam a ser capazes de lidar com os focos de tensão.

Ganhe coragem e permita que o seu marido exteriorize as suas queixas, pois essa atitude permitir-lhe-á ir ao encontro das necessidades dele e recuperar o seu casamento. Claro que é preciso que você faça o mesmo, isto é, que seja capaz de expor as suas queixas, sem criticar o carácter do seu cônjuge. Para que a relação seja acarinhada é preciso que ambos reconheçam que é preciso esforço e algumas cedências. Se necessário, consulte um terapeuta conjugal.