PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

DISFUNÇÃO ERÉCTIL E ALTERAÇÕES DE HUMOR

Tenho 35 anos, e namoro há 2 meses. O meu namorado é super simpático e muito amigo de todos e foi assim que eu o conheci e me apaixonei por ele. Acontece que mal começámos a namorar ele tem acessos de irritabilidade e até de agressividade verbal para comigo. Já lhe disse que isso só pode acontecer por ele não gostar de mim de facto e de eu o irritar ou por estar comigo contrariado. Ele afirma que não, que gosta de mim, mas que ele é assim mesmo, quanto gosta das pessoas é agressivo e mostra a sua verdadeira personalidade (é assim com os pais e irmãos). Ele tem disfunção eréctil e claro que sofre com isso. Eu não gosto menos dele por isso e quero muito ajudá-lo. Será que a disfunção eréctil é responsável pela sua agressividade? Ou ele poderá ter disfunção eréctil pela sua componente psicológica? Ele está sempre a pedir-me desculpa e diz que não está à minha altura, diz que eu mereço um homem melhor que não me faça sofrer e diz que acha que nunca vai mudar pois com o aumento da idade sente que está pior (tem 40). Só namoramos há dois meses e gosto muito dele mas já estou muito cansada. Parece-me estranho começar com terapia de casal com dois meses de namoro apenas. No entanto, às vezes penso que, se conseguirmos sobreviver a este péssimo princípio, até podemos ser muito felizes. Tem algum conselho para me dar?
I.


Não posso garantir-lhe uma associação directa entre a agressividade que identifica no comportamento do seu namorado e a disfunção eréctil, mas posso dizer-lhe que na maioria dos casos esta disfunção tem uma base psicológica. Não sei se o seu namorado já procurou ajuda especializada, mas seria importante que pudesse partilhar o problema com um profissional em quem confie. O embaraço é comum a todos os homens que vivem com este problema, mas o primeiro passo é o mais difícil. Depois de ultrapassado esse obstáculo, tudo é mais fácil. Afinal, trata-se de uma dificuldade comum a muitos homens, ainda que implique quase sempre um sofrimento isolado. A verdade é que o problema é quase sempre tratável. Converse com o seu namorado sobre as alternativas de que dispõem: alguns homens preferem pedir ajuda individualmente, enquanto que outros preferem que as dificuldades sejam abordadas em sede de terapia conjugal/ sexual. De qualquer modo, a sua descrição também indicia algumas dificuldades relacionadas com a auto-estima do seu namorado, pelo que a Psicoterapia individual será sempre uma mais-valia. Um psicólogo experiente ajudá-lo-á a identificar as fragilidades e a geri-las de forma eficaz. É possível que esse processo o ajude a controlar as alterações de humor que tanto têm prejudicado este início de relação.