PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

O MEU EX-NAMORADO NÃO ME LARGA

Tive uma relação com alguém que me fez bastante mal - traiu-me diversas vezes e eu sofri muito!!! A pessoa nunca sai completamente da minha vida pois após 1 ano e 6 meses do fim do namoro a pessoa ainda me procura. Só que sempre que converso com essa pessoa sinto-me mal. O meu humor muda, só me sinto bem quando esta pessoa está longe de mim e quando não tenho nenhum tipo de contacto com ele!!! Por favor, que sentimento é este?
J.

Para a generalidade das pessoas, o fim de um namoro implica um afastamento total da outra pessoa. Mesmo que a relação não tenha terminado debaixo de grandes discussões ou explosões de raiva, a distância acaba por ser terapêutica, já que permite que cada um dos membros do ex-casal possa fazer o seu luto. Mais tarde, depois de "a poeira assentar", o afastamento físico deixa de ser necessário e as pessoas podem até relacionar-se com cordialidade. Mais: algumas ficam amigas.

Conheço alguns casais que tentaram implementar essa amizade logo após o fim da relação e que perceberam que não ia dar certo. Afinal, nesse contexto podem surgir sentimentos confusos, que fazem com que ambos se sintam desconfortáveis e incapazes de recomeçar.

No seu caso é importante assumir a responsabilidade pela manutenção da situação. Compete-lhe a si ser assertiva com o seu ex-namorado, dando-lhe a conhecer o embaraço que sente aquando das solicitações dele. A verdade é que o seu ex-companheiro só vai até onde você permitir - reivindique o espaço de que precisa de forma clara e honesta.