PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ULTRAPASSAR O DIVÓRCIO

Estou divorciada há 3 anos e estive casada 2 anos, do qual resultaram 9 meses de muito sofrimento debaixo do mesmo tecto porque o meu marido começou a ter uma relação com uma amiga comum. As coisas que aconteceram foram tão más que perdi toda a minha auto-estima. Pode dizer-se que nunca fiz o luto porque nunca tive tempo para mim, já que o meu emprego ocupa-me o tempo todo. Após 3 anos ainda penso no meu ex marido, que está a viver com a outra pessoa, e descobri que também vai ser pai. Já não sei mais o que hei-de fazer para esquecer este casamento. Não estou a dizer com isto que ainda gosto dele, porque não sei, até porque não temos contacto. Mas havia um projecto que era nosso e que ele agora está a viver com outra pessoa. Estou a sofrer com isto e sem necessidade, no entanto, não sei o que fazer para tirar isto da minha cabeça, pois ele seguiu a vida dele e a minha continua parada.
C.
Há muitas formas de lidar com o fim de uma relação e uma é precisamente enfiar a cabeça no trabalho para que a cabeça se mantenha ocupada. Contudo, fazer o luto implica invariavelmente tomar contacto com fragilidades, tristezas e vulnerabilidades, ainda que possa ser doloroso, ainda que sintamos que não vamos ser capazes. A verdade é que o tempo é um excelente aliado - cada dia dói menos um bocadinho -, mas é preciso que sejamos proactivos, ou seja, que assumamos o controlo da nossa própria vida. Arrumar as emoções mais negativas implica, sobretudo, ser capaz de definir novos objectivos, identificar desejos e necessidades e... fazer alguma coisa para atingir essas metas. O preço da inércia é precisamente a hipótese de nos mantermos vinculados a um passado que já não faz sentido. É por isso que, apesar de não ser capaz de dizer que gosta do seu ex-marido, ainda se sente emocionalmente ligada ao seu casamento. Quanto mais investir em si mesma, nas suas relações familiares e sociais e na sua auto-estima, menor será o impacto de cada decisão que o seu ex-marido tome.