PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

MEDO DAS DOENÇAS

Tenho 36 anos e sofro de ansiedade em relação à saúde - tudo me assusta quando tenho uma dor, por vezes entro em pânico sem me aperceber e aumenta o desespero. Gostava de saber como me controlar numa primeira fase e se com algum tratamento isto pode desaparecer.

P.

O medo das doenças é comum a uma larga fatia da população. Algumas pessoas assumem-se mesmo como hipocondríacas, brincam com o assunto, na esperança de, assim, controlarem a ansiedade. A racionalização do problema é, de facto, uma boa alternativa - ou seja, impedir que o medo tome conta de si, assumindo para si mesmo que por detrás do pânico não estará nenhuma doença grave, mas antes um transtorno ansioso. Coloque a si mesmo a seguinte pergunta: "Que provas tenho de que esta dor é uma manifestação de um problema grave?". O mais certo é que a resposta seja "Nenhuma"! Claro que a racionalização nem sempre funciona, pelo que quando a ansiedade atinge um nível elevado é importante conversar com alguém da sua confiança para que possa sentir-se mais calmo. Telefonar a um familiar ou a um amigo é uma medida que se tem mostrado ajustada para muitas pessoas que sofrem de transtornos ansiosos. Mas estas "ferramentas" apenas permitem controlar os níveis de ansiedade. Para que se sinta bem é preciso enfrentar o problema recorrendo à ajuda especializada. Procure um psicólogo experiente ou peça ajuda ao seu médico de família. O importante é que dê o primeiro passo para solucionar o problema.