PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ELE TRAIU-ME

Namoro há cerca de 4 anos, sempre tive um relacionamento aberto ao diálogo, mas há cerca de um ano que as coisas não andavam bem. Ele decidiu ir sair com uns colegas da empresa, inclusive com uma colega que andava atrás dele há algum tempo, e nessa noite ele traiu-me. Eu liguei-lhe porque estava com saudades e ele veio logo ter comigo, mais tarde vim a saber por uma colega que ele me tinha traído. No início mentiu, negou, mas de tanto eu insistir ele confessou. Eu quis saber todos os pormenores da relação sexual, tudo o que ele lhe fez, e ela a ele. Perdoei, estivemos bem até à data, parece que estive em coma até agora... Tudo me faz lembrar aquela traição, então terminei o namoro. Ele chorou, implorou, disse que queria estar comigo, casar comigo, mas eu não cedi. Neste momento estou a falar com outro rapaz, de vez em quando estou com ele, mas sou incapaz de ter relações sexuais. Apesar de estar a fazer isto tudo para o fazer sofrer, ainda sinto muito a falta dele. Por vezes estou a trabalhar e imagino a relação sexual que ele teve com ela. Sim, porque ele nunca tinha tido relações com outra rapariga para além de mim, o que agrava a situação. Faço-lhe muitas perguntas sobre aquela noite, lembro-me de tudo como se fosse hoje. Isto está a magoar-me muito, não sei o que fazer.

A.

A descoberta de uma infidelidade implica quase sempre um choque com a realidade: o conto de fadas dá lugar à profunda tristeza, revolta e até desencanto em relação ao amor. Invariavelmente, na sequência da dor emocional surge a necessidade de se saber tudo - como foi, onde foi, há quanto tempo dura... Mas para que o bem-estar psicológico seja reposto há que definir limites. Até pode ser tentador conhecer todos os pormenores que envolveram a traição, mas estes não serão úteis a ninguém. Pelo contrário, a sistemática ruminação à volta do assunto desgastá-la-á. Assim, depois de exteriorizada a mágoa e a revolta, chega o momento de tomar decisões. É preciso colocar os dados todos na balança e escolher entre voltar a apostar na relação e avançar para a ruptura. Neste processo é natural que possa sentir-se confusa, mas isso não deve implicar que alimente sentimentos de vingança e muito menos que invista noutras relações com o objectivo de castigar o seu namorado. O resultado poderá ser muito negativo para si. Se quiser reconstruir a sua relação e não souber como, peça ajuda especializada.