PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TENHO PESADELOS COM O CASAMENTO

Sou uma jovem mulher om 37 anos e vivo há três anos uma relação muito satisfatória com um homem, 11 anos mais velho, divorciado e com dois filhos. Sou divorciada há 5 anos, e apesar de ter uma relação plena na sexualidade como na emotividade, sou incapaz de ver o casamento como o passo a seguir. Eu sei que ele me adora e eu a ele, e que desejava oficializar a relação mas algo me impede de o fazer. Pois penso que a vida de casal conduz ao desentendimento e ao fim de um bom relacionamento. Tenho pesadelos com o casamento e associo esse passo ao sufoco e à perda da liberdade pessoal. Como é que posso resolver este "trauma" e dilema pessoal? Será comodismo, egoísmo meu? Sinto-me algo perdida porque amo esta pessoa mas não consigo imaginar-me casada. Sinto que fracassei uma vez no casamento e que nenhum casamento poderá dar certo depois de ter falhado uma vez. Tenho esta ideia remota de que casamento a valer só deveria acontecer na 1.ª tentativa. Poder-me-à dar alguma pista para eu compreender esta situação?

S.



Para algumas pessoas a experiência do divórcio é mais do que um evento emocionalmente marcante - representa também um certo desencanto em relação ao amor e ao casamento. Quanto mais destrutivo é o processo de divórcio, mais difícil é voltar a sentir segurança para casar de novo. De um modo geral, o tempo sara as feridas e a vivência de um novo amor acaba por trazer a confiança necessária para apostar a 100% num novo compromisso. Mas existem casos em que o trauma é maior e, aí, é importante descontruir o medo.


Nalguns casos a aversão ao casamento pode estar até associada a vulnerabilidades antigas, a marcas que ficaram do período da juventude e que se intensificaram com a experiência de um casamento mal-sucedido. Apesar de empatizar com os seus receios ligados à perda de liberdade, posso afirmar que não existe maior "prisão" do que um bloqueio emocional. Qualquer que seja a origem das suas vulnerabilidades, é importante enfrentá-las, pois só assim se sentirá livre para fazer o que quiser da sua relação amorosa. Viver com um trauma poderá impedi-la de se entregar verdadeiramente a este amor e, assim, abdicar de uma parte da felicidade a que tem direito. Se depois de desconstruir o seu medo decidir que não quer voltar a casar, então a "história" é outra. O importante é que seja capaz de identificar claramente as suas emoções de modo a que as possa gerir eficazmente.