PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

HIPOCONDRIA

Tenho uma problema que me custa muito admitir - preocupo-me demasiado com doenças, tenho a certeza que sou hipocondríaca. Gostava de saber como posso lidar com esta 'situação'?

A.

A preocupação excessiva com a saúde é um problema relativamente comum e desafiante para qualquer profissional de saúde. Nem todos os casos poderão ser rotulados de hipocondria, mas essa não é a questão mais relevante. Parece-me essencial que possa avaliar o grau de comprometimento do seu bem-estar resultante desta dificuldade. Quanto mais condicionada se sentir, maior será a necessidade de recorrer a ajuda especializada. Importa que seja capaz de identificar outras fontes de preocupação e de ansiedade e que procure geri-las de uma forma eficaz. Não raras vezes é precisamente o facto de não estarmos a ser capazes de lidar com determinados focos de tensão que nos leva a este tipo de transtornos. Nunca é demais referir que o isolamento é o maior inimigo neste tipo de situações. Falar abertamente sobre a forma como se sente com alguém da sua confiança poderá ajudá-la a desconstruir os problemas e a encarar novas alternativas.