PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

O MEU FILHO SÓ FAZ BIRRAS

O meu filho tem 5 anos e agora só me faz birras, seja onde for, não sabe obedecer a um não, quer tudo à maneira dele e se for contrariado chora e grita e só faz asneiras. O que fazer para mudar estas atitudes? Sou uma mãe à beira de um ataque de nervos... Primeiro o meu marido estava por perto e ainda me ajudava, mas agora sozinha chego a sentir-me meio perdida e triste.
M.

De um modo geral, todas as crianças fazem birras, pelo que qualquer psicólogo atento preocupar-se-á, isso sim, com as crianças que não as façam. Desde muito cedo que os bebés "aprendem" que as birras constituem uma forma muito eficaz de garantir a atenção dos progenitores. Se reparar, são precisamente os papás e as mamãs mais apressados que se debatem com autênticas batalhas à hora das refeições.

Neste caso, e apesar de desconhecer os motivos que estarão na base da ausência do seu marido, acredito que resida aí parte da explicação para as birras. Do mesmo modo que nós, adultos, manifestamos a nossa tristeza através da apatia ou do choro, as crianças tendem a fazê-lo através da irritabilidade e agitação. Procure, por isso, conhecer o que poderá estar por detrás desta alteração no comportamento do seu filho.

Em termos práticos talvez seja importante aprender a gerir a sua própria ansiedade durante as referidas birras. Bem sei que uma criança pode tirar qualquer adulto do sério, mas a verdade é que quanto mais segura se sentir (e isso inclui a capacidade de ignorar as birras em vez de as transformar em braços-de-ferro), maior a probabilidade de impor a sua autoridade como mãe.