PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

NÃO CONSIGO ESQUECER A MINHA EX-NAMORADA

A minha ex-namorada acabou comigo, depois de 7 meses de relação, e faz hoje um mês. Ela acabou de forma inesperada, e eu ainda tentei algumas vez reatar a situação, mas quando o fiz, ela revoltava-se comigo. A relação não estava nada boa para ser sincero, mas mais da parte dela do que da minha. Ela mudou muito, começou a tratar-me mal, chamando-me nomes, gritando comigo, enfim. Mas eu aguentei, porque pensava que era só uma fase dela, e que ela podia voltar a ser quem eu conheci. Agora que ela acabou, estou muito, muito mal. Principalmente porque ela me tem magoado. Ela não me tem falado nada, nada! E quando fala ainda me provoca. Eu fiz um blogue, onde escrevo textos sobre como eu me sinto, e há dias telefonei-lhe para saber o porquê de ela deixar de falar comigo e ela disse que apenas se sentia melhor sem falar comigo. Disse que viu meu blogue e me achou doentio e que lhe meteu nojo. Ela parece que não percebe o quanto me magoa, e eu já nem sei se gosto dela, mas amo, sem dúvida, a rapariga dos primeiros 4-5 meses da relação. Eu fiquei 2 semanas sem falar com ela, respeitei a decisão dela. Há dias voltei a tentar falar e ela disse que eu não a respeitava e que estava obcecado por ela. Eu já considerei a hipotese de o estar. Estarei mesmo? Só por ter tentado reatar a relação? Eu não costumo desistir. Ontem explodi, mandei-lhe um e-mail a dizer tudo o que se passava comigo, e o quanto ela me tinha magoado, não por ter acabado, mas pela forma como me tem tratado. Quando o leu, telefonou-me, e antes de me desligar na cara disse: "Eu tenho os meus problemas também. Não quero falar mais contigo. Xau!" O que é que eu devo fazer? Eu gostava de perceber o porquê de ela deixar de falar comigo. Eu imagino tantas hipoteses na minha cabeça, e todas parecem possíveis! Ajude-me por favor, nunca ninguém me magoou tanto. Tenho tentado andar com a minha vida para a frente mas não consigo. So penso no que ela me fez de bom, e como é possivel ela ter mudado assim tanto.

J.

Quando os problemas conjugais começam a acentuar-se os membros do casal acabam por revelar o seu "lado lunar". A insatisfação e/ou o desaparecimento do amor leva muitas pessoas à irritabilidade e a comportamentos que até aí eram inexistentes. Desconheço os motivos que terão levado a que a sua namorada preferisse o corte abrupto, mas creio que é fundamental que possa respeitar essa opção, por mais doloroso que isso seja. Mesmo que ainda ame a sua namorada, importa demonstrar a si mesmo que é capaz de se acalmar e de adoptar comportamentos emocionalmente inteligentes. Isso pode implicar algum distanciamento nesta fase, sob pena de voltar a ter reacções explosivas, que não o dignificam nem o ajudarão a resgatar a sua própria estabilidade. Nem esta mulher nem nenhuma outra se sentirá interessada numa pessoa capaz de transformar o amor numa obsessão.

Não se preocupe tanto com as mudanças de comportamento da sua namorada. Procure assumir as suas responsabilidades e centre-se no seu comportamento. Se o sofrimento provocado pela ruptura lhe parece insuportável, procure ajuda especializada. É fundamental que possa readquirir o seu equilíbrio emocional.