PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

APAIXONADA POR COLEGA DE TRABALHO

Estou a passar pela situação mais difícil da minha vida, e sinto-me tão perdida, tão desorientada... Estou casada há 9 anos, de onde resultaram dois filhos maravilhosos. O meu casamento nunca foi perfeito, sempre houve muita falta de diálogo por parte do meu marido (ao ponto de quando havia necessidade de "falar" seriamente após uma discussão, eu ter que deixar um bilhete com tudo quanto me ia na alma). Ao longo de todos estes anos esforcei-me para que o casamento fosse indo, dentro da rotina que consiste em eu ter todas as responsabilidades da casa e dos filhos às minhas costas, ele sair do trabalho e ir com os amigos para o café... E, mesmo ao fim de semana, estando em casa, não dá o mínimo de atenção aos filhos (conversar, brincar, levar a passear, etc.). Como disse, "fui aguentando o barco", até ao momento em que um colega de trabalho, também casado e com duas filhas, e após muito diálogo, se declarou apaixonado. Inicialmente recuei e disse-lhe que estava a confundir a amizade com outro sentimento. A verdade é que com o tempo fomos falando e verificando que a empatia, o modo de estar na vida e de ver as coisas eram tão idênticos que descobrimos que estamos verdadeiramente apaixonados. O amor existe e passei momentos com este homem, de diálogo, carinho, preocupação que nunca tive com o meu marido. Temos o desejo de ficar juntos. Como abordar a situação de modo a que todos os que nos rodeiam e nos amam sofram menos? Como fazer para que os nossos filhos sofram o menos possível? Preciso mesmo de ajuda, sinto-me a sufocar.
M.


Viver uma vida dupla é quase sempre angustiante. Mesmo que um casamento esteja à beira do fim, mesmo que as discussões e/ou o distanciamento tenham substituído as manifestações de amor romântico, não é fácil enfrentar uma relação extraconjugal. É possível que ainda se sinta ligada ao seu marido, à família que construíram.

A ausência de diálogo e as outras dificuldades que salienta são com certeza motivos mais do que suficientes para que não se sinta feliz no seu casamento. No entanto, também é possível que a sua aproximação ao seu colega de trabalho seja mais o preenchimento de uma lacuna do que o fruto de uma verdadeira paixão. Não raras vezes, a infidelidade desempenha precisamente esse papel - é uma forma de chamar a atenção dos membros do casal para a necessidade de olharem para os seus problemas. Daí que, mesmo em caso de divórcio, estas relações tendam a ser passageiras. Não coloco, naturalmente, em causa que goste desta pessoas. Mas sugiro-lhe que resolva a sua situação conjugal antes de dar qualquer passo. Primeiro é importante conversar com o seu marido e perceber se há ou não alguma hipótese de reconstruir esta relação. No caso de decidir avançar para uma ruptura, é importante que a notícia seja comunicada aos filhos na presença dos dois membros do casal. Só mais tarde valerá a pena apresentá-los a um novo companheiro.