PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

PROBLEMAS COM A ENTEADA

Tenho 24 anos e uma enteada de quase 4. Lidamos uma com a outra desde que ela tinha 1 ano mas só há 2 é que me tem como madrasta. Amo-a muito e faço qualquer coisa por ela, mas também tenho ciúmes, por vezes, dela com o pai. E por vezes também fico sem paciência e grito com ela. Às vezes fico transtornada e penso que só reajo assim porque não é (mesmo) minha filha. Que conselhos me dá? O meu marido inclusive quer ter um filho comigo, mas já lhe disse que não estou preparada e fui sincera - disse-lhe que tenho medo de depois não saber lidar com a minha filhota do coração :) Pode ajudar-me de alguma forma? Tenho medo de me tornar a madrasta má.

C.


O simples facto de se preocupar com esta questão indicia que deseja o melhor para a sua enteada. Independentemente dos laços de sanguinidade, é possível amar alguém profundamente, como se se tratasse de um filho. A passagem do tempo permitirá que vivam algumas experiências juntas e daí surgirão com certeza laços importantes. É o tempo e a dedicação que constróem as relações, não necessariamente o grau de parentesco. Claro que o seu afecto pela sua enteada sofrerá flutuações - é até natural que em determinadas alturas se enerve e veja a sua tolerância baixar. Mas isso também acontece com os filhos. Há dias em que um pai ou uma mãe tem vontade de os atirar pela janela, como costumo dizer a brincar. Seja tolerante consigo mesma e aproveite para construir uma relação emocionalmente saudável com aquela a quem chama "filhota de coração".