PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

INSÓNIAS

Tenho 25 anos e estou preocupada porque tenho tido várias vezes insónias. Sempre tive os meus horários trocados, ou seja, consigo dormir mais facilmente de dia do que de noite, para além de que ultimamente é quase de dia e apercebo-me que tenho de dormir. Quando estou de folga e sei que posso dormir mais um pouco nunca é mais um pouco mas sim muito - chego a dormir 10 a 11 horas.

J.


O nosso equilíbrio emocional depende, dentre outros factores, de hábitos de sono saudáveis. Para algumas pessoas são necessárias 8 horas de sono por noite para que se sintam bem; algumas precisarão de mais; outras precisarão de menos. Para que possa ver-se livre das insónias e dos episódios de hipersónia é preciso que comece por fazer uma correcta higiene do sono, o que implica que evite:
  • Tomar café (ou outras bebidas que contenham cafeína) à noite ou ingerir grandes quantidades desta substância ao longo do dia;
  • Beber álcool antes de dormir – apesar de provocarem algum relaxamento, as bebidas alcoólicas impedem-nos de conseguir um sono profundo, deixando-o entrecortado;
  • Fumar próximo da hora de deitar;
  • Horários variáveis de deitar e de acordar;
  • Passar longos períodos (diurnos) na cama;
  • Fazer exercício físico próximo da hora de deitar;
  • Planear, na cama, as actividades do dia seguinte;
  • Ver televisão na cama – ainda que para muitas pessoas esta actividade seja sedativa, a verdade é que facilmente nos entusiasmamos e desregulamos os nossos horários.

Importa ainda chamar a sua atenção para o facto de as perturbações do sono estarem muitas vezes associadas a transtornos depressivos e ansiosos, pelo que pode ser aconselhável recorrer a um médico ou psicólogo para que as suas dificuldades possam ser alvo de uma avaliação cuidada.