PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

A MINHA NAMORADA ACABOU COMIGO

A minha namorada acabou comigo em Novembro e desde então nao ando nada bem, choro constantemente e ando muito em baixo. Vou perder o emprego porque não consigo fazer nada direito e falto muito porque nao me sinto bem. Já não sei o que fazer mais e nestes últimos dias a dor que me consome parece mais forte. Ela diz que só quer ser minha amiga e que nós nunca mais vamos voltar mas eu não estou a aceitar bem! Não sei o que fazer mais, mas sei que perciso de ajuda. Já tentei fazer novas amizades mas a minha cabeça está sempre a pensar nela!

F.

O fim de uma relação amorosa pode ser desesperante. Com a ruptura vêm também os sentimentos de desilusão, frustração, solidão e a sensação de que a felicidade completa só seria possível com "aquela" pessoa. Esse desespero está associado, claro, ao investimento que foi feito durante a relação e é absolutamente normal nos primeiros tempos depois do rompimento. A partir do momento em que o choro, o desânimo e o desespero se mantêm inalterados ao longo de vários meses aquilo que era natural deve passar a ser visto como um problema que merece intervenção especializada. A verdade é que mesmo que a sua dor lhe pareça insuportável este é um obstáculo que, com tempo, será capaz de ultrapassar. Quanto mais se fechar sobre si mesmo, afundando-se no seu sofrimento, maior será a probabilidade de sofrer de um transtorno depressivo, que acabará por condicionar todas as áreas da sua vida. Sugiro que partilhe o problema com um técnico especializado e que reconheça que, com ajuda, readquirirá a sua estabilidade emocional mais rapidamente.

Partilhar as suas dificuldades com um psicólogo experiente é muito diferente de tentar substituir a sua namorada por novas fontes de afecto e de valorização. É importante desconstruir a sua tristeza e identificar recursos que lhe permitam encarar a realidade com optimismo e segurança.